Como avaliar um imóvel?

Um dos pontos mais avaliados no momento da pesquisa de imóveis tendo como objetivo a compra, se não o primeiro, é o preço. E por que digo isso? Quando compramos qualquer bem físico, almejamos economizar o máximo que pudermos na hora de pagar. Negociamos e negociamos aquele desconto que consideramos justo na atual situação que vivemos. Porém, quando o assunto é imóvel, o nosso radar de pesquisa se torna mais complexo, amplia o alcance do foco. Conversando com as pessoas nas ruas, pude notar que a questão do preço tem os seus méritos, contudo, há outros aspectos que são considerados antes do contrato ser assinado – assunto para outro momento

O preço de um imóvel, ou o valor atribuído a este, pode ser definido por meio de três macro variáveis: vendedor, comprador e propriedade. Vamos focar nesta última.

Propriedade 

Quando se fala em propriedade, o primeiro pensamento que vem à tona é do valor financeiro do terreno ou do imóvel já construído, ou seja, quanto você pagará no final. Para ambos, pode-se atribuir este valor mediante ao valor venal, sendo definido como:

Valor do bem (terreno ou imóvel) definido pela prefeitura, de acordo com as suas características (região onde esta inserido, metragens …), servindo como base para os cálculos dos impostos como IPTU, por exemplo.

No caso de uma edificação, deve-se considerar o valor venal do terreno mais o valor venal da construção. Como dito na definição acima, este valor é calculado pela própria prefeitura e se torna uma Lei do Município. Para mais informações, acesse o site da prefeitura de sua cidade e descubra como é realizado o cálculo. Mas aí que acontece a mágica … este valor está longe de ser o preço final do imóvel ou do terreno pois há uma variável externa a tudo que define a quantia final: o mercado. O valor de mercado, nada mais é que:

A valia de um bem (imóvel ou não) baseado na analise conforme a demanda do mercado. Esse valor não é, necessariamente, o valor real do bem, mas o que a lei do mercado determina.

Ficou curioso em saber mais? No próximo artigo, abordaremos mais a fundo o preço de mercado do projeto piloto da Alliance na região de Osasco, São Paulo. Mesmo não sendo da região, vale a pena acompanhar pois a ideia por trás serve para qualquer município do Brasil, resguardado as particularidades de cada região.

Fontes:

Prefeitura de São José dos Campos

CRECI – ES

Cyrela